DIALETOS SOCIAIS E NÍVEIS DE FALA OU REGISTROS
nota do pesquisador:
O texto que será desenvolvido sob esse tema, representa um fichamento-explicativo resumido, para servir de embasamento para o início da pesquisa, sob o ótica de Dino Pretti.
..
De início, é preciso lembrar o caráter social da língua: um sistema de signos convencionais(termo esse que pode levar a especulações) que faculta aos membros de uma comunicade a possibilidade de comunicação. Como a língua hoje representa um papel muito importante nas relações humanas, ela está envolvida em processos modernos cientíticos de pesquisas, interligados às mais novas ciências e técnicas, como exemplo: a cibernética.
A língua é o meio mais comum de que dipomos para realizar o problema de intercâmbio e comunicação que supomos ter.
...............
SOCIOLINGÜÍSTICA é um termo razoavelmente novo, não é fácil de ser definido com precisão e com suas irmãs mais velhoas: Etnolingüística e Psicolingüística, temdem a se entrecruzarem.
- Bally - " apesar de alguns trabalhos notáveis, o método a seguir para estudar as falas individuais não está suficientemente estabelecdido para que se possa seriamente acnselhar alguém a utilizá-lo".
- O interesse das características da fala, atingiu atualmente não só os estudiosos do assunto, mas até mesmo o povo, os estudades de todos os níveis, por causa do grande crescimento dos meios de comunicação de massa ( tipos trágicos, sentimentais, cômicos, figuras regionais ou urbanas, enfim, novelas, revistas em quadrinhos, rádio, etc)
VARIEDADES LINGÜÍSTICAS
A descrição dessas variedades podem ser feitas a partir de dois parâmetros: A variação geográfica ou diatópica, entre falantes de origens geográficas distintas.Por exemplo, brasileiros e portugueses se distinguem em vários aspectos: no plano lexical, por ex: "comboio" em Portugal, "trem" no Brasil. No plano gramatical: "ficheiro" em Portugal, "fichário" no Brasil. Além disso, no próprio Brasil, diferenças entre falantes do nordeste(incluindo a Bahia), sudeste e sul.
Variação diastrática ou social, relacionadas com fatores que têm a ver com a identidade do falante, ou seja, fatores relacionados às variações de natureza social: a)classe social: idade; sexo; situação ou contexto social.
BIBLIOGRAFIA
PRETTI,Dino. Sociolingüística: Os níveis da Fala. São Paulo; EDUSP, 1997