Saturday, August 19, 2006

literatura ROMANTISMO

cadeira de estudante/
2006/ 19 de Agosto
Panorama histórico literário
Nasce na Alemanha e Inglaterra, fim do século XVIII. Domina a primeira metade do século XIX. O que havia antes? - os clássicos (equilíbrio, perfeição, clareza, harmonia, disciplina). O espírito conseqüente da Revolução Francesa(1789), com o prestígio econômico da Revolução Industrial(1760), o romantismo é um movimento que vai se opor a tudo que existia, ansiando o anseio de liberdade da classe burguesa, que comemora a vitória sobre a nobreza, classe decadente e a literatura baseia-se na imaginação e sentimentalismo. Porisso diz-se que é uma literatura fantasista, impetuosa, sonhadora, intuitiva e libertária.
Surge uma literatura das massas burguesas, jornais, revistas, livros de grande tiragem. São características desse movimento: o subjetivismo, ou seja, o individualismo, o culto do eu. Suas experiências pessoais e íntimas são diretamente abordadas: os amores, as dúvidas, as ânsias, as paixões - ora otimista, ora melancólica.
O nacionalismo é outra característica do romantismo. As tradições populares, o folclore e a história de sua pátria. Ama a região onde mora, a terra natal. Disso surge o naturismo: mata virgem, o heroísmo do índio, as guerras entre eles, os rios, os mitos. Surge também o medievalismo: corrente na Europa, abordando a guerra entre cristãos e árabes e a vida nos castelos. Historiadores consideram essas duas tendências como escapismo, ou seja, ânsia de evasão, desejo de fuga da realidade vivida.
A liberdade, a terceira forte característica do romântico. Rompe-se com as normas rígidas da composição clássica: novos ritmos, novas combinações métricas, nova poesia. Surge o drama no teatro em oposição à tragédia grega. Em oposição ao soneto clássico, surge o poema (lírico ou épico). No gênero narrativo surge o romance, a novela e o conto.
Na linguagem, retoma um pouco o estilo barroco, muitas figuras de linguagem: hipérbole, metáfora, antítese. Muitos adjetivos, frases coloridas e sonoras. Às vezes o ritmo se aproxima até da fala.

ROMANTISMO EM PORTUGAL
2006/ 19 de agosto
Surge com Almeida Garrett com o poema Camões, em 1825. Também Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco.

ROMANTISMO NO BRASIL
2006/ 19 de agosto
Surge no Brasil, no Período Regencial, com a publicação de ' Suspiros Poéticos e Saudades' de Domingos José Gonçalves de Magalhães, em 1836. Foi época de formação de muitos mitos, período da independência política. Consolida-se na literatura com 'Primeiros Cantos' (1846), de Gonçalves Dias, e 'O Guarani' (1857), de José de Alencar.

Quais os mitos? - índios honrados e heróicos, rios, matas, cheiros, bichos e flores os mais encantadores do planeta. Beleza incomparável para os céus, os mares, as estrelas.

Com a chegada da família real ao Brasil, de um momento para o outro, Rio de Janeiro sofre uma mudança radical: D. João chega ao Brasil com uma população de 10.000 pessoas. Entre eles havia: nobres, funcionários públicos, exército, intelectuais e artistas. Rio de Janeiro deixa de ser uma cidade colonial. Suas calçadas foram pavimentadas, iluminadas, higienizadas. Instalou-se no Rio, a Biblioteca Nacional, a Imprensa Nacional, o Jardim Botânico, o Banco do Brasil, a Escola de Belas Artes, com muitos artistas franceses, um teatro de grandes proporções, que recebia muitas companhias européias.

Autores românticos no Brasil
na poesia:
1a. geração: Indianismo/Naturismo (década(40-50))
Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto-Alegre.
2a. geração: Byronismo/Ultra-Romantismo (década (50-60))
Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela.
3a. geração: Condoreirismo/Poesia Social (década 60-70))
Castro Alves, Tobias Barreto, Pedro Luís
na prosa:
Teixeira e Souza: O filho do pescador,1843
Joaquim Manoel de Macedo: A Moreninha, 1844
Manoel Antonio de Almeida: Memórias de um sargento de milícias, 1852-53
José de Alencar: O Guarani,1857
Bernardo Guimarães:O seminarista, 1872
Visconde de Taunay:Inocência,1872
Franklin Távora: O cabeleira, 1876



Friday, August 18, 2006

CLIMA

18 Agosto 2006
Estado de Alerta: umidade atinge 14% em Ribeirão


Estudando a língua através de um texto.
CLIMA
De acordo com a Defesa Civil, Ribeirão Preto ainda está em estado de alerta devido ao clima seco. Segundo a medição do Climatempo, às 15 horas de ontem, a umidade relativa do ar registrada no município era de 15% e a temperatura no mesmo horário chegou a 37 graus Cent. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mediu, também às 15 horas, índice de umidade mais baixo: 14%.
Em níveis de umidade abaixo de 12%, a Defesa Civil considera o clima desértico e declara estado de emergência.
Há previsão de queda de temperatura e chuvas para o final de semana, de acordo com o Climatempo. Uma frente fria chegou a São Paulo e, ao passar pelo litoral do Estado, provocará instabilidade no interior. Em Ribeirão Preto, o calor deve diminuir a partir de sábado.
(Jornal A Cidade p.A4)

Monday, August 14, 2006

PCN -Parâmetros Curriculares Nacionais

O Plano Decenal de Educação, de acordo com a constituição de 1988, fala da necessidade de se elaborar parâmetros claros, capazes de estabelecer melhoria nas escolas brasileiras. Lei Federal n. 9394, de 20/12/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina a competência da União, para que, junto com a ajuda dos estados e municípios possam estabelecer as diretrizes que nortearão os currículos. Ao estabelecer parâmetros, pretende-se além de se respeitar as diversidades, sejam regionais, políticas, culturais, mas que também se estabeleçam os pontos comuns ao fenômeno educativo.

Currículo
- se refere a programas de conteúdos de cada disciplina
- expressão de princípios e metas do projeto educativo(flexível, discutível, reelaborado p/sala de aula)

PCN
- deve ter abrangência nacional (deve garantir ao aluno brasileiro acesso ao conjunto de conhecimentos necessários para lhe garantir o exercício da cidadania).
- para garantir a unidade, se for necessário que haja adaptações.
- sempre em vista a construção da cidadania.



Sunday, August 13, 2006

SEĜO DE STUDANTO

Poste multaj jaroj mi revenis al facultato, kies mi kunsidas kun junuloj, kiuj multe gojiigas min.

Saturday, August 12, 2006

Português/Ptbr

2006 August,12-Lição de hoje
Estuda-se uma língua através de um texto.
O analfabeto político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e esufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menos abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio das empresas multinacionais.
Bertolt Brecht

Texto usado para se analisar alguns aspectos lingüísticos:
a lingüística do texto, sintaxe e fonologia. texto -- seqüência de fonemas, palavras e frases. A lingüística do texto vai explicar como todas essas coisas forma um texto.
Marcuschi, o texto em três níveis: a coesão superficial ( constituintes lingüísticos) a coerência conceitual (plano semântico e cognitivo) e as pressuposiões e implicações ao nível pragmatico da produção do sentido (referência às ações)
Quais os elementos que indicam coesão e coerência no texto?
- pronome 'ele' - elemento anafórico (mostra p/ trás)(-> analfabeto político)
- analfabeto político -> imbecil (o mesmo sintagma sujeito)

Saturday, August 05, 2006

HIV / AIDS - Translations

AUGUST 5, 2006
my translations/
Estou fazendo uma tradução de um vídeo sobre HIV. Hoje tive dúvidas com o texto, principalmente com relação à expressão em caixa alta. - Can you help me?


"ABSTINENCE FROM SEX UNTIL MARRIAGE TO AN UNINFECTED SPOUSE, and being mutually faithful with your spouse after marriage, is the only way to guarantee that you will not contract HIV through sexual activity. If you and your spouse wait to have sex until you are married, you are faithful to each other, and neither of you use injection drugs, then you will not contract HIV through sexual activity."

"A ABSTINÊNCIA DO SEXO ATÉ O CASAMENTO PARA UMA ESPOSA NÃO INFECTADA, e sendo mutuamente fiéis após a união, é a única maneira de garantir que você não irá contrair o HIV através da atividade sexual.
Se você e sua namorada(o) esperarem até o casamento para fazerem sexo, e forem fiéis um ao outro, e nenhum de vocês usarem drogas injetáveis, então vocês não contrairão o HIV através da atividade sexual."